Os maiores predadores dos céus

No mundo inteiro existem animais com habilidades incríveis, tanto de caça como de camuflagem. Ambas essas habilidades são empregadas mudando para a sobrevivência. Veremos a seguir quem são os maiores predadores dos céus, o que os torna tão eficazes e quais são suas táticas de caça. São animais dotados de garras enormes e de visão que permitem avistar a presa a quilômetros de distância. Muitas vezes, sem dar chances nenhumas para suas presas. Como exemplo:

O “Gavião Real ou Harpia Brasileira”

Harpia brasileira

Essa ave de fato impressiona simplesmente por sua aparência e estatura, é sem dúvida uma das maiores e mais imponentes aves do mundo. A Harpia brasileira também pode ser encontrada em diversas partes da América do Sul e em países da América Central. No seu cardápio estão incluídos principalmente animais de hábitos arborícolas (que são aqueles que costumam viver em árvores) como macacos e preguiças, mas também pode se alimentar de outros pássaros e até pequenos filhotes de mamíferos.

Com garras de até 12 centímetros, elas podem medir entre 89 e 102 centímetros de altura. Sendo as fêmeas diminuídas maiores que os machos e podendo atingir mais de 1 metro e meio de envergadura. Essa ave de rapina, não corre perigo eminente de extinção, no entanto, sua população vem caindo gradativamente nos últimos anos. Em grande parte pela caça clandestina movida simplesmente pela curiosidade em abater um animal desse porte. Sem contar o fato de que essas aves costumam ficar empoleiradas por horas em uma mesma árvore e devido ao seu tamanho, são facilmente alvejadas por caçadores.

Leia também: Animais que foram extintos nos últimos tempos.

Falcão Peregrino

Falcão Peregrino

O Falcão Peregrino também conhecido como Falco peregrinus é uma ave de rapina que possui habilidades simplesmente únicas. Ele é certamente o animal mais rápido do planeta no momento de sua caça. Sua tática consiste em sobrevoar de muito alto até avistar sua presa (sua visão aguçada pode distinguir núcleos de uma distância de até 2 milhas). Ao avistar sua presa, o Falcão peregrino inicia um voo rasante que pode chegar facilmente a 350 Km. Fazendo com que suas presas nem se quer ver oque as atingidas.

O impacto de suas garras na cabeça da presa é tão grande que às vezes elas morrem instantaneamente. Seu cardápio inclui pássaros em geral e até mesmo aves de médio porte como patos, galinhas e gansos. Essa espécie pode ser encontrada em quase todos os continentes e sofreu sérios riscos durante um tempo devido a ações de inseticidas e pesticidas em especial o DDT que enfraquecia os ovos e matava os embriões dificultados na reprodução. Contudo esses pesticidas já estão sendo banidos em diversos países do mundo.

O corvo comum (corvo corax)

Esses animais impressionam pela sua incrível inteligência , e são uma das poucas aves que podem caçar em bandos. Sua dieta inclui pequenos pássaros, ovos, insetos e frutas, uma das qualidades que tornam esse bichinho que possui envergadura de até 1 metro. É capaz de reproduzir sons como os papagaios. E consegue até improvisar ferramentas para quebrar nozes e abrir frutos se for preciso. Estudiosos atribuem a grande inteligência desse corvo. Devido ao seu cérebro afetado maior do que os de outras espécies de aves e também pelo fato dos filhotes passarem muito mais tempo na companhia de seus pais. Semelhante ao que acontece com baleias e golfinhos.

Cegonha Bico-de-Sapato

Cegonha Bico-de-sapato

Essa com certeza é a ave mais estranha do mundo, seu nome vem da semelhança de seu bico com um sapato. Bico que pode medir 30 centímetros, essa atinge mais de 2,5 metros de envergadura e cerca de 1,50 metros de tamanho. É extremamente territorialista, e sua tática consiste em ficar imóvel aguardando sua presa sob o rio, dando um bote certeiro. Ela pode ser comida de peixes, patos e até filhotes de jacarés.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version