O Ornitorrinco

Sem duvidas, você já se perguntou oque é o Ornitorrinco, um pato, um castor ou um esquilo. Pois bem, não podemos negar que esse é um legitimo animal único. Então nesse artigo vamos tentar esclarecer o que de fato é esse animalzinho tão peculiar.

Mesmo possuindo características de aves e repteis o Ornitorrinco ou (Platypus) ele é por definição um mamífero, e pertence a família dos Monotremados. Seleto grupo de mamíferos que põe ovos, contudo seus filhotes se alimentam de leite e os adultos monotremados não possuem dentes. Ao todo, temos apenas duas ecpécies documentadas dessas família de animais;  os  Ornitorrincos e as Équidnas.

Como está classificado o Ornitorrinco:

Espécie : Ornithorhynchus anatinus

Gênero: Ornithorhynchus

Reino: Animalia

Classe: Mammalia

Ordem: Monotremata

Família: Ornithorhynchidae

Os ornitorrincos são carnívoros e se alimentam de pequenos peixes e crustáceos como camarões e pequenos vertebrados que encontra nos rios. Seus filhotes se alimentam de leite materno e por não terem mamilos. Se alimentam por pequenos poros que se dilatam na barriga da mamãe ornitorrinco. Seu leite é rico em proteínas que conseguem evitar a proliferação de bactérias.

São animais de hábitos noturnos e crepusculares, significa que costumam sair para caçar ou até mesmo se reproduzir. Somente após o por do sol ou antes de seu nascimento, durante o dia preferem ficar em suas tocas, descansando e protegidos.

Outras características do Ornitorrinco

Esses animais não possuem estômagos, tendo um sistema totalmente único voltado para sua digestão. Possuem uma estrutura completa e muto semelhantes ao um bico, é possível observar narinas nas extremidades superior dessa estrutura. Possui uma pelagem que funciona como uma proteção para seus olhos e orelhas durante seu mergulho.  Essa pelagem possui um tipo de bioluminescência presente em animais que vivem no fundo do oceano, o que faz seu pelo marrom escuro, brilhar quando exposto a luz negra.

Ornitorringo nadando

O Ornitorrinco possui quatro patas com membranas e unhas que em conjunto com sua avantajada calda, ele consegue nadar em velocidade e buscar suas presas no fundo do rio. É um animal de agua doce, só podendo ser observados em rios e lagos, nunca em mar abertos ou praias. Principalmente por preferir aguas mais calmas e não suportar bem a salinização das aguas do mar. Normalmente esse bichinho não é tão visto adando na terra, chega a passar até 85 % do seu tempo dentro d’água.

Seu veneno

Temos mais essa peculiaridade. Sim, o Ornitorrinco é um animal extremamente venenoso, entretanto, somente os machos produzem veneno. Usam para se defender de possíveis predadores e de outros machos na época de sua reprodução. seu veneno não pode matar um homem adulto. Contudo, pode gerar em alguns casos, necrose e muito dor no local da mordida. Especialistas confirmam ter mais de 75 toxinas diferentes na composição do veneno. Em descobertas recentes, perceberam que no veneno também possui uma forma de hormônio que libera insulina. O que pode ser muito usado em estudos futuros na prevenção e tratamento da diabetes por exemplo.

Onde é seu habitat natural

Os ornitorrincos podem ser encontrados somente em um lugar no mundo, a Austrália, lar de outras diversas espécies venenosas e perigosas. Isso explica o fato de também ser um animal venenoso, por seleção natural das coisas, precisaria para continuar mantendo sua espécie em existência. Vale lembrar que esse animal corre um certo risco de extinção como tantos outros.

O acasalamento e forma de reprodução dar-se pelo ato sexual normalmente iniciado pelo macho. A Fêmea coloca entre um e três ovos por reprodução.  E a gestação dura aproximadamente duas semanas e os filhotes costumam nascer entre o seis e dez dias após o ato sexual.

Em boas condições, esse animal um tanto quanto peculiar pode viver até 20 anos, contam os especialistas.

 

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *