O Lugar que ocorre a Tempestade Eterna

Você provavelmente já ouviu falar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Existe um lugar no planeta que pode desmentir essa afirmação. Tempestades com presença de raios e trovoadas são comuns e podem ocorrer no mundo todo. No entanto, em países que estão localizados próximos ou sob a linha do Equador podem se tornar mais intensos. Isso se deve às temperaturas mais altas, além de alguns outros fatores que prejudicam as tempestades elétricas. Acontece que sob o “Lago Maracaibo” na Venezuela que é o maior lago da América do Sul, passando pela cidade de Maracaibo (que leva o nome). Até se juntar ao mar do Caribe onde desagua, para alguns esse é o lugar onde ocorre a tempestade eterna.

Tempestade noturna

Esse recurso é conhecido por vários nomes como; Relámpago del Catatumbo, Farol de Maracaibo, tempestade eterna dentre outros. Este último bastante sugestivo visto que esse lugar possui uma média de 260 dias de tempestades onde ocorre o encontro do Lago Maracaibo e o Rio Catatumbo. Em outras palavras, pouco mais de três meses do ano são livres de relâmpagos, raios e trovões.

A capital mundial dos relâmpagos

O período com menor incidência de tempestades ao longo do lago Maracaibo ocorre entre janeiro e fevereiro. Que são meses mais secos. Em contra partida as tempestades atingem seu ponto alto costuma ocorrer em outubro quando se alcança o auge da estação chuvosa. Podendo ocorrer até 28 relâmpagos por minuto. O que fez com que a localidade fosse reconhecida pelo Guinness World Records como o local com mais alta concentração de relâmpagos do mundo, sendo 250 por quilometro quadrado anualmente.

Veja também: Recordes que são de brasileiros no Guinness Book

Antes disso, um vilarejo chamado Kifuka  situado no vale montanhoso na República Democrática do Congo, África Central. Era tido como o lugar com mais incidência de relâmpagos por metro quadrado, média de 158. Bem menos que a mídia registrada no lago Maracaibo. Em 2014 após estudos feitos pela NASA no leste da Índia. Concluíram que o país teve uma intensa taxa de relâmpagos mensais entre os meses de Abril e Maio, isso no Vale de Brahmaputra. No entanto, foi uma incidência no espaço de tempo bem menor quando comparada com o que acontece na Venezuela.

 

Porquê esse fenômeno acontece

Por muitos anos, diversos estudos foram feitos no local para entender o motivo real da abundância de tempestades elétricas. Levantaram a hipótese de que a condutividade dos raios no ar foi influenciada pela alta concentração de metano no local, mas refletiu-se no lago. Vale ressaltar que toda essa área é muito rica em petróleo, sendo um importante ponto de degradação para os venezuelanos. O que justifica o metano presente, porém a hipótese não foi comprovada. Também defendi que o Urânio presente nas rochas atraiu os raios, contudo, nenhuma dessas teorias foram sustentadas.

A ocorrência ocorre devido a uma combinação de fatores, o local é rodeado de montanhas acentuadas o que contribui para um efeito de aquecimento e esfriamento do local. Conforme o dia esquenta, as águas do lago e dos pântanos montanhosos que o rodeiam evaporam e sobem as nuvens. Quando a noite cai, os ventos vindos do mar carregam o ar quente contra o frio que se encontra no topo das montanhas.

Esse conflito de temperatura, nuvens de nuvens carregadas é tudo que se precisa para se criar fortes tempestades. A eletricidade estática produzida nas nuvens é descarregada no solo, e as trovoadas são ondas de som que surgem quando os raios eclodem no interior das nuvens. A luz refletida dos raios e relâmpagos pode ser vista a uma distância de até 400 quilômetros. Acredita-se que durante o período de colonização. Os navegadores usavam a luz dos raios para se localizarem durante suas cruzadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *