Morre Zagallo
Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931 no Rio de janeiro, atuava como ponta esquerda. Muitos dizem que Zagallo era uma lenda do esporte, e mais ainda. Contribuiu diretamente para que a seleção brasileira de futebol se tornasse simplesmente a seleção mais vitoriosa de todos os tempos.
Início da carreira como jogador
Zagallo sempre foi exibido para o esporte, se destacando não somente no futebol, mas também no vôlei e no tênis de mesa, inclusive, ganhando prêmios nestes. Mas foi o futebol que conquistou seu coração, começou disputando campeonatos amadores pelo América-RJ. Em 1949 fez parte do elenco que venceu o torneio de início do campeonato carioca, e começou a ter notoriedade.
No ano seguinte foi transferido para a base do Flamengo, onde em 1951 assinou seu primeiro contrato profissional de jogador. Clube onde apareceram até meados de 1958, conquistando por lá, dentre outros feitos, três títulos cariocas 1953/54 e 55.
Mesmo contra sua vontade, acabou saindo do clube, devido a não ter tido algumas recomendações atendidas por parte dos dirigentes do Flamengo na época. Dentre elas, Zagallo havia oferecido seu passe em troca de um emprego futuro na caixa econômica, pois segundo ele era uma garantia futura.
Tendo várias outras propostas inclusive uma de 5 milhões pelo Palmeiras. O velho lobo decidiu escolher o Botafogo por 3 milhões pois como sua mulher era professora e tinha suas aulas agendadas. Zagalo não queria conflituar os horários. No Botafogo jogando com astros como Didi e Garrincha, conquistaram a Taça Brasil.
Feito pela seleção brasileira
Durante a copa do mundo de 1958, o que viria a ser o primeiro título da seleção brasileira. Zagallo ajudou a criar e implementar o esquema tático 4-3-6-3, que era totalmente novo e desconhecido na época. Pois a seleção e os tempos jogaram muito no esquema 4-2-4 ou seja, um esquema não mioto sonoro.
Daí surgiu a ideia de ter as pontas avançando e recuando pelas laterais, o que resultou por dar mais ritmo de jogo e descoberto por várias vezes o adversário.
Zagallo foi campeão mundial em 1958 e conquistou o Bi-mundial em 1962 ao lado de ninguém menos que Pelé e da base multi vitoriosa do Santos
Em 1970 como treinador, “O professor” como era conhecido. Veio conquistar o Tricampeonato mundial, que foi um feito inédito para o cenário mundial. A frente da seleção que para muitos era a melhor seleção brasileira de todos os tempos. Formado por nomes consagrados do futebol como Rivelino, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão e Pelé. O tão temido Esquadrão Canarinho .
Coordenador técnico
Em 1994, Zagallo fez parte da técnica progressiva de seleção tetracampeã nos estados unidos. O que lhe garantiu o recorde de pessoa mais vezes campeão mundial de futebol. Sendo duas como jogador, uma como treinador e agora uma como coordenador técnico. Vale ressaltar que Zagallo já tinha feito um feito mágico que apenas 3 pessoas pretendiam que fosse o de ser campeão como jogador e como treinador.
Ainda como treinador Zagallo já apareceu algumas vezes como; Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama, Portuguesa e Bangu além de uma passagem pelo All-Hilal da Arábia Saldita.
E por seleção, comandou os Estados Unidos, o Brasil, o Kuwait e a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
Zagallo deixa 4 filhos, Mário César Zagallo, Maria Emília de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo. É um legado que o coloca entre as figuras mais emprestadas e importantes na história do futebol brasileiro mundial. Faleceu dia 05/01 por volta das 23h30 no hospital na presença de alguns familiares.
Imortalizado com sua estátua em frente ao estádio Engenhão. Mario Jorge Lobo Zagallo escreveu seu nome no salão da fama do esporte e sempre quando a frase icônica que disse à imprensa em 1998 “Vocês vão ter que me engolir” para ouvida. Simultaneamente será de perseverança e vitória.