Como surgiu a Coca-cola
Como toda boa invenção a Coca-cola surgiu com um propósito e foi ganhando forma até se tornas a bebida mais vendida do mundo. A história por trás de uma das marcas mais valiosas do mundo.
John Stith Pemberton era um farmacêutico que após ter lutado na Guerra Civil Americana (1861 á 1865). Retornou para sua casa na cidade de Atlanta na Georgia. Disposto a mudar de vida, pois mesmo tendo boas ideias sempre acabava fracassando em suas criações. Foi então que se tonou sócio de um contador chamado Frank Robinson, e juntos criaram uma bebida chamada “Pemberton’s French Wine Coca“.
A mistura levava inicialmente folhas de coca, álcool e grãos de noz-de-cola (planta bastante utilizada em cerimônias africanas, contém forte teor de cafeína). Partiu daí o nome que viria posteriormente Coca-cola dado por Frank Robinson.
Os primeiros fracassos
O plano era criar uma bebida sofisticada que atingisse o publico de alta classe e ao mesmo tempo os trabalhadores e pessoas comuns que frequentavam os “antigos pontos de venda” que havia na época para beber xarope. Conversar e tomar sorvete após o expediente de trabalho.
No entanto, o empreendimento não foi bem aceito pelo publico vindo a se tornar mais um prejuízo para Jhon e seu sócio. Em 1887 lançam uma segunda bebida que durante seu primeiro ano, conseguiram vender apenas 25 galões, novamente um prejuízo. No ano seguinte, John Pemberton se vê obrigado a vender a fórmula total da Coca-cola por 1 750 dólares. Vindo a falecer em agosto do mesmo ano.
Ainda em 1888 Frank Robinson entra em contato com o farmacêutico e empresário Asa Griggs Candler. Que compra os direitos totais da Coca-cola. Para muitos, Asa Candler foi o responsável por fazer a Coca-cola virar a potencia mundial que é nos dias de hoje.
O Crescimento da marca
Candler queria que a Coca-cola fosse conhecida na região e em outros locais mais distantes. Logo adotou diversas técnicas de marketing para tentar disseminar o produto. Uma das mais notórias foi a de contratar pessoas para distribuírem brindes e cupons de vale coca-cola com o endereço dos comércios próximos. Também distribuiu brindes como quadros, calendários e relógios para os comércios para que o cliente logo associasse a marca ao produto.
Em 1895 a Coca-cola já tinha três fabricas nos Estados Unidos. Quatro anos depois passaram a produzir com engarrafamento em larga escala. Em 1903 a fórmula é alterada para retirar a Cocaína que fazia parte da matéria prima da Coca-cola. Pois no copo anteriormente continha 9 miligramas.
Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para WC Bradley, Ernest Woodruff e alguns outros investidores, que as detém até os dias atuais. A empresa passa pela sua maior crise após a primeira guerra mundial em 1923 quando enfrentou um sério problema. Tentando conseguir açúcar para sua fórmula (a essa altura a Coca-cola já era a maior consumidora de açúcar do mundo). Levando o conselho a escolher Ernest Woodruff como seu presidente, ele fico no cargo por 60 anos.
Curiosidades sobre a Coca-cola
- Em 1985 a Coca-cola se tornou a primeira bebida a ser consumida no espaço. Por astronautas da missão STS-51-F, do ônibus espacial Challenger.
- Em 1931 a Coca-cola fez diversos quadros do papai noel com as cores em vermelho ao artista Haddon Sundblom. Posteriormente viraria a identidade do símbolo natalino.
- É a bebida mais vendida no mundo, contudo há regiões onde a Coca-cola não está entre as mais vendidas, então a diretoria resolveu comprar os concorrentes. Isso aconteceu com o Guaraná Jesus, Fanta e Sprite. E na Índia com o refrigerante local chamado Thums Up comprado em 1995.
- Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa THE COCA-COLA COMPANY desenvolveu fábricas móveis que foram enviadas para as frentes de batalhas. Onde vendiam o produto pelo mesmo preço que praticavam nos Estados Unidos para quem quisesse comprar. Fazendo uma das maiores estratégias de Marketing da história. Lucrando e disseminando o produto para o mundo mesmo na época mais difícil.
- A fórmula da composição da bebida é guardada em um cofre de segurança máxima na sede em Atlanta. Apenas o presidente e o vice tem acesso. Ambos não podem viajar no mesmo avião para em caso de possível queda, apenas um deles esteja a bordo.
Veja também: Quem criou o Youtube.