A grande Muralha da China
Quando pensamos no poder da engenharia humana antiga, em algum momento vamos nos deparar com as sete maravilhas do mundo antigo. Contudo, uma construção sem dúvidas merecia seu lugar dentre essas sete maravilhas. Principalmente se levarmos em construção que algumas delas podem sem quer nem ter existido de fato, por falta de provas mais concreta. Essa construção é a “grande muralha da China”. Que não somente foi um marco imponente para a época como se manter firme e exuberante até os dias de hoje.
Assim como toda construção imponente, a grande muralha da China também acabou se tornando uma das maravilhas arquitetônicas e históricas mais famosas do mundo. Um ponto turístico visitado por milhares de pessoas todos os dias. É possível fazer um tour ao longo de trechos da muralha. Forma de se conectar e aprender um pouco mais sobre a cultura milenar do povo chines.
Entendendo a origem da Muralha
A muralha levou vários séculos para ser construída, passando por várias dinastias e impérios. Diversas muralhas e muros começaram a ser construído em meados do século VII a.C , visando se defender de possíveis invasores. Uma das mais conhecidas foi a muralha construída entre 220 e 206 a.C. por Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China. Além de ter sido o primeiro rei do estado chinês unificado. Quin juntamente com o seu primeiro ministro ordenou várias reformas nos parâmetros defensivos do estado. Visando fortificar e tornar mais seguro para seu próprio governo.
Lembrando que naquela época a China era regida como estados independentes e Qin Shi Huang foi diretamente responsável pela unificação dos estados, e tabém é lembrado como um tirano.
Essa muralha orquestrada inicialmente por Qin Shi Huang viria a ser a base, que, juntamente com outras muralhas que eram construídas. Esse foi o ponto inicial da Grande Muralha que conhecemos hoje. A construção da muralha começou no século VII a.C. durante a Dinastia Zhou. Contudo, a maior parte da estrutura que conhecemos hoje foi construída durante as dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912).
Um dos principais motivos da construção da muralha era para se proteger de invasores vindos da estepe norte. Como tribos nômades, tribos da eurásia e principalmente os Mongóis, arque inimigos dos chineses por séculos. A construção também servia para impor direitos sobre mercadorias transportadas através da rota da seda. Que eram uma série de rotas interconectadas que ligam o sul da Ásia ao Oriente e a Europa.
De que era constituído os muros
As muralhas passaram por muitas reconstruções e reformas ao longo dos séculos. No entanto, a base original dos muros era feita em sua grande maioria de terra compactada, madeira, pedra, tijolo, terra compactada. Além de outros materiais como palha e barro.
Ao longo da muralha existem centenas de fortes e torres de vigia, usados para observação e armazenamento de mantimentos. Existem em algumas partes mais estratégicas, fortes mais sofisticados voltados para pontos específicos de suas estratégias de defesa.
Curiosidades sobre a Grande Muralha
- Foi reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO no ano de 1987.
- Povos antigos defendem a lenda de que a muralha foi construída por gigantes.
- A construção não pode ser vista a olho nu do espaço, como se acreditava. Acontece que o primeiro astronauta chinês a ficar em orbita Yang Liwei declarou em 2004 que não era possível ver a muralha naquelas condições. Portanto, o mito era falso.
- A muralha é visitada por milhares de pessoas, no entanto, as seções mais visitadas estão perto de Pequim, como Badaling e Mutianyu.
- Acredita-se que a Grande Muralha da China tenha aproximadamente mais de 21.000 quilômetros de extensão.
A muralha se estende entre Lago Lop, Mongólia interior e e Dandong. Que é a maior cidade de fronteira do estado Chinês.
One Comment
Pingback: